Dez dias no Sudão. Ten days in Sudan.

Depois de um bom tempo parado, fui convidado para fazer parte da comissão técnica da Seleção de Brasília de Futebol Profissional, juntamente com Reinaldo Gueldine. A equipe foi montada com o objetivo de participar de 3 jogos amistosos no Sudão, Africa. Fez parte da comissão técnica; Paulinho, que foi como chefe da delegação, Patú, Preparador Físico, Dr. Gustavo, Crioulo, massagista. Eduardo Castro, do site esportivo Esporte Candango fez parte do grupo também.
A viagem durou em torno de 30 horas entre conexões e voos, desde a saída de Sao Paulo passando por  Istanbul até Khartoum capital do Sudão.

Jornais do Sudão enfatizam a chegada da Seleção.


Foto da Seleção antes do treino no campo do Al Hilal.


Comissão Técnica durante o almoço.

Fomos muito bem recebidos e hospedados num excelente hotel. No primeiro dia sentimos muito o efeito da temperatura, sensação que foi diminuindo com o passar dos dias.
Faríamos 3 jogos, um contra a Seleção de Khartoum, outro contra Al Hilal, clube grande que divide o prestígio com o Al Merrieck que seria o nosso último adversário.
No primeiro jogo contra a Seleção de Khartoum, empatamos em 1 x 1, jogando num gramado sintético e ainda sofrendo com o calor e o fuso horário.

Fomos recepcionados com dança típica Africana ao chegarmos ao Estádio.

No segundo jogo enfrentamos o Al Hilal, time de ponta do Sudão com uma torcida bem apaixonada. Foi um grande jogo, e vencíamos até aos 45 do segundo tempo, quando sofremos o empate.


A torcida costuma lotar o estádio do Al Hilal com capacidade para 20 mil pessoas.

No terceiro e último jogo enfrentamos o Al Merrieck, time de ponta que divide a torcida do país juntamente com o Al Hilal. Foi um jogo muito movimentado, que terminou também empatado. A comissão técnica do Al Merrieck é formada por brasileiros, sendo o treinador o Prof. Heron Ferreira, Prep. Físico, Jairo Porto, Fisioterapeuta, meu amigo Joilson e treinador de goleiros meu outro amigo dos tempos de Emirados Árabes, Valdir.

Reinaldo Gueldine, Heron Ferreira e Ivan Araújo.


Joilson (Fisioterapeuta) e Ivan Araújo.


Essa viagem de 10 dias pelo Sudão, foi uma grande experiência, não apenas profissionalmente, mas também cultural. Além disso, tive a alegria de rever amigos que fiz através do futebol. Andei pela cidade com o Joilson, que ía mostrando e explicando um pouco sobre a vida a no Sudão.